Pernambuco // Curso superior

Após decisão do STF, estudantes de jornalismo realizam ato público

Publicado em 18.06.2009, às 08h32

Do JC Online

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar que é inconstitucional a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista no País, estudantes se reúnem nesta quinta-feira (18) para realizar ato público em protesto à decisão.

» STF declara inconstitucional obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo
» Fenaj diz que decisão do Supremo rebaixa exercício do jornalismo no Brasil
» Concursos públicos não poderão exigir diploma de jornalista, afirma ministr

Estudantes de jornalismo devem se reunir na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), a partir das 9h, para debater o assunto. O nome do encontro - Panelada de Jornalismo! - é uma alusão à frase do ministro Gilmar Mendes, comparando o ofício de jornalista a cozinheiros.

“Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área. O Poder Público não pode restringir, dessa forma, a liberdade profissional no âmbito da culinária. Disso ninguém tem dúvida, o que não afasta a possibilidade do exercício abusivo e antiético dessa profissão, com riscos eventualmente até à saúde e à vida dos consumidores”.