sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS NA VII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO EM PERNAMBUCO

“Neste livro o leitor terá a oportunidade de conhecer os aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento, estruturação e consolidação da aplicação de penas alternativas, de forma objetiva e profunda, conectando a idéia (teoria) com a realidade (prática), servindo de instrumento eficaz de consulta, reflexão e aplicação para todos aqueles interessados no tema, em especial nos planos jurídico, psicológico, sociológico, social e pedagógico, enquanto sistema qualificado de aplicação e controle social” referiu-se o Dr. Rodrigo Pellegrino de Azevedo – Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco, em sua apresentação do livro que será lançado no próximo dia 08.

“Vivenciando Penas e Medidas Alternativas em Pernambuco” trata-se de uma obra de autoria coletiva desenvolvida por Ângela Maria de Souto Barreto, Daniela Gadelha de Galiza, Eliane Maria Teobaldo Cavalcanti Lapenda, Márcia de Alencar Araújo Matos, Maria do Socorro Tavares do Rêgo Barros, Maria José Valgueiro Costa Resende, Maria Rapôso Monteiro e Odênia Barbosa dos Santos, contando, ainda, com a participação das seguintes colaboradoras: Andréa Rose Borges Cartaxo, Márcia de Alencar Araújo Matos, Sineide Maria de Barros Silva Canuto e Sueli Gonçalves de Almeida.

Destaque-se, dentre as autoras Maria do Socorro do Rêgo Barros, Gerente, Eliane Lapenda, Ângela Barreto e Odênia Barbosa, Coordenadoras técnicas, todas integrantes da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social, órgão integrante da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH.

Para a Promotora Maria José Resende, “ o livro traduz o sonho de partilhar com todos, nos mais longínquos locais deste imenso Brasil, uma experiência voltada para a humanização das penas, já deflagrada no Estado de Pernambuco, com a criação da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social, no âmbito da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos”.

A Metodologia e a Estratégia de Trabalho do Monitoramento das Penas e Medidas Alternativas, concebida, discutida e analisada ao longo desses anos, impulsionou a pesquisa na elaboração dos instrumentos de trabalho, em várias épocas, que foram sendo consolidados e implantados no acompanhamento das atividades realizadas pelas Centrais de Apoio às Medidas e Penas Alternativas – CEAPA’s, órgãos executores da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social do Estado de Pernambuco.

De conteúdo prático e teórico, “Vivenciando Penas e Medidas Alternativas em Pernambuco”, constitui-se em excelente instrumento para a comunidade em geral, sociedade organizada, poderes públicos, profissionais da área do direito, psicologia, serviço social, pedagogia etc., possibilitando, assim, uma ampla visão da aplicação, execução e monitoramento das alternativas penais.

Para a Gerente da GEPAIS, Maria do Socorro do Rêgo Barros, o lançamento deste livro representa a “concretização de um trabalho que vem sendo elaborado ao longo dos anos para ajudar na construção de uma cultura de paz”.

O lançamento, pela Editora Bagaço, será realizado no dia 08, às 19h30min, na VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (estande nº 187), no Centro de Convenções, em Olinda-PE.

A iniciativa merece ser festejada, pois se trata de experiência acumulada que sai do cotidiano dos Fóruns e Tribunais de Justiça ao conhecimento e disposição de toda sociedade.(Cassia Miranda)

0 Comentários: